sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Estudo comprova que a música na escola melhora o rendimento e reduz agressividade



No compasso das batidas de um tambor ou dos sopros de um trompete, a diretora Marli Simacek, de 48 anos, com freqüência se surpreende ao ver a banda dos alunos da escola em ação. A surpresa maior não vem das notas musicais, e sim da mudança de comportamento à frente dos instrumentos.

- É da água para o vinho. A gente até usa essa postura (na banda) para tentar mais disciplina dentro da classe - diz a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rodrigues Alves, no Tucuruvi, na zona norte da capital.

Um estudo que se propôs a medir o impacto da música na educação de crianças aponta na mesma direção testemunhada pela diretora. E vai além: ecos de uma iniciação musical podem influenciar também no rendimento escolar.

- Na periferia, violência e falta de comunicação dificultam o trabalho de professores e diretores. A música dá uma alternativa (de comunicação) a crianças arredias a qualquer ordem. Elas vão bater no tambor como as outras - diz Flavio Comim, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor do Pnud, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Comim fez um diagnóstico recente de núcleos musicais em escolas públicas de oito cidades brasileiras. O trabalho foi encomendado pela TIM, que formou oficinas de introdução à música nesses locais. Foram avaliadas 8 mil crianças. Metade participava do programa e a outra, não. O Índice de Qualidade da Educação construído por Comim comparou, nos dois grupos, o desenvolvimento cognitivo espacial, que ajuda em questões de lógica matemática; temporal, que auxilia alunos na compreensão de textos; e o relacionamento interpessoal dos alunos.

- As crianças revelaram um comportamento muito agressivo. Nos núcleos (de iniciação musical), houve resultados melhores - diz.

- Como se trata de avaliação objetiva, há confiança para acreditar que a música melhore o desenvolvimento humano nos três níveis avaliados - afirma.

fonte: abemusica
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