quinta-feira, 25 de abril de 2013

Estudantes de ritmo aprendem frações facilmente!


Profissionais que acreditam que a música é uma forma superior de ensinar aos estudantes primários o conceito de frações fizeram uma pesquisa com alunos do segundo e terceiro graus. Eles receberam ensinamentos sobre frações de uma forma não tradicional, baseado em um sistema básico de notas musicais e ritmo, isto é, o grupo recebeu ensinamentos sobre o relacionamento entre as oitavas, quartas e meias notas e o conjunto de todas as notas; seus colegas receberam instrução tradicional sobre frações.

Quando testados, os estudantes que foram expostos às lições fundamentadas em música tiveram desempenho 100% mais alto nos testes de frações em relação àqueles que foram ensinados de uma maneira convencional.

Um dos pesquisadores, o Dr. Francês Rauscher, disse: “Ficou claramente comprovado que estudantes têm dificuldade de compreender os conceitos de proporções (fortemente baseados em matemática e ciências) e que nenhum programa bem-sucedido foi desenvolvido para ensinar esses conceitos no sistema escolar”.

Com mais essa pesquisa podemos notar o quanto a música faz a diferença na vida de uma criança, de um jovem ou até mesmo na vida de um adulto. Quanto mais cedo a música fizer parte da vida do ser humano, melhor desenvolvimento ela terá na escola e no seu dia-a-dia.

Fonte: A importância da música para as crianças. I-música, Instituto Abemúsica Pela Educação Musical. 3ª Ed. 2012.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...