Hoje vamos
apresentar um pouco mais sobre o vocabulário usado por bateristas. Abaixo
alguns termos importantes para você enriquecer sua cultura musical!
Ataque: É o tempo que decorre entre o toque o volume máximo. Na percussão ele é mais rápido e as diferenças se dão muito pelo tipo de pele, dimensão dos pratos e a própria largura e profundidade dos tambores.
Abafamento: Tem objetivo de encurtar o sustain do som dos tambores e de alguns pratos também, além disso, acelera o decay.
Bell: É som da cúpula dos pratos muito usado nos pratos de condução.
Brilho: Usado em tambores com em pratos faz referência aos harmônicos agudos.
Click: Faz referência ao BPM (batidas por minuto) do Metrônomo.
Corpo: O som é encorpado quando é caracterizado pelos harmônicos graves e menos sustain. Som cheio e mais fechado.
Dark: É parecido com a aplicação do conceito de encorpado, porém, mais voltado aos pratos. Oposto ao som "brilhante".
Decay : Trata da relação do tempo entre o final do sustain e o final do som após uma nota
Dry: O som curto, seco. Possui poucos harmônicos e decay bem rápido.
Explosão: Maior ponto do volume em um ataque
Fat: É um conceito aplicado nas peles. É um som com ataque lento e sustain encorpado.
Kick: Trata-se do ataque feito pelo pedal no bumbo. No rock e metal, devido à velocidade, ele é mais agudo para as notas soarem com destaque e boa definição. Dependendo do tipo de cada bumbo o timbre do kick pode ser diferente do seu sustain
Overton: São os harmônicos secundários produzidos pelos pratos e peles durante o sustain
Ping: Característica sonora de alguns pratos com som mais seco e brilhante.
Rimshot: É o volume mais alto da técnica de bater na pele da caixa e no aro ao mesmo tempo sem abafar
Sustain: É aqui que se mostra o maior número de harmônicos. É o tempo que o tambor ou prato sustenta a nota após o ataque. Os Harmônicos são normalmente o timbre do pratos. Nas peles dos tambores, eles são caracterizados no timbre final do tambor.
Ataque: É o tempo que decorre entre o toque o volume máximo. Na percussão ele é mais rápido e as diferenças se dão muito pelo tipo de pele, dimensão dos pratos e a própria largura e profundidade dos tambores.
Abafamento: Tem objetivo de encurtar o sustain do som dos tambores e de alguns pratos também, além disso, acelera o decay.
Bell: É som da cúpula dos pratos muito usado nos pratos de condução.
Brilho: Usado em tambores com em pratos faz referência aos harmônicos agudos.
Click: Faz referência ao BPM (batidas por minuto) do Metrônomo.
Corpo: O som é encorpado quando é caracterizado pelos harmônicos graves e menos sustain. Som cheio e mais fechado.
Dark: É parecido com a aplicação do conceito de encorpado, porém, mais voltado aos pratos. Oposto ao som "brilhante".
Decay : Trata da relação do tempo entre o final do sustain e o final do som após uma nota
Dry: O som curto, seco. Possui poucos harmônicos e decay bem rápido.
Explosão: Maior ponto do volume em um ataque
Fat: É um conceito aplicado nas peles. É um som com ataque lento e sustain encorpado.
Kick: Trata-se do ataque feito pelo pedal no bumbo. No rock e metal, devido à velocidade, ele é mais agudo para as notas soarem com destaque e boa definição. Dependendo do tipo de cada bumbo o timbre do kick pode ser diferente do seu sustain
Overton: São os harmônicos secundários produzidos pelos pratos e peles durante o sustain
Ping: Característica sonora de alguns pratos com som mais seco e brilhante.
Rimshot: É o volume mais alto da técnica de bater na pele da caixa e no aro ao mesmo tempo sem abafar
Sustain: É aqui que se mostra o maior número de harmônicos. É o tempo que o tambor ou prato sustenta a nota após o ataque. Os Harmônicos são normalmente o timbre do pratos. Nas peles dos tambores, eles são caracterizados no timbre final do tambor.
fonte portal serenata