quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

100 anos de Luiz Gonzaga, um dos imortais do acordeon!




Hoje, dia 13 de Dezembro, seria aniversário de 100 anos de  Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, grande sanfoneiro nordestino e uma das figuras mais marcantes da música popular brasileira.
 
Foi ele quem popularizou a sanfona de 8 baixos em grandes composições de forró e baião. Sua temática abordava aspectos regionais e falam da realidade triste e árida do sertão nordestino.
 
Em homenagem ao grande músico, vamos falar também sobre o acordeon de 8, a grande marca do músico. No Brasil, esta sanfona possui várias denominações.  No sul é chamada de gaita de ponto ou cordeona de 8 baixos e no nordeste é também conhecida como concertina, realejo, harmônica e pé de bode.
 
Uma das características importantes da sanfona de 8 baixos é sua grande capacidade de musicalidade. Enquanto um acordeon de teclado responde apenas nota por nota, ela possui duas sonoridades.  Ao abrir o fole, o botão corresponde uma nota, fechando faz-se outra.  Por isso, é muito conhecida também como gaita de duas conversas.
 
As melodias nele são feitas pela mão direita, de uma até três fileiras de botões. Os acompanhamentos e baixos são produzidos com a mão esquerda, onde se consegue os graves e acordes.
 
Um pesquisador chamado Leonardo Rugero, que lançará um filme um livro em 2013, aponta detalhes sobre o panorama da gaita de 8 baixos atualmente no Brasil. Ao traçar a rota de sete cidades que popularizam o instrumento no país, uma delas Exu, em Pernambuco, cidade de Luiz Gonzaga,  Rugero  afirma que o instrumento perdeu espaço durante muito tempo devido à popularização da sanfona de 12.
 
Hoje, ela voltou a ser reconhecida devido ao movimento cult, fato muito bem aceito para que quem valoriza a história deste instrumento tão importante. Visite a Só Som Eletros e confira, nossos modelos de acordeons!


Confira um vídeo gravado em um especial de São João da rede globo no ano de 2008.  Luizinho Calixto, toca um acordeon de 8 baixo música de Luiz Gonzaga.




Confira entrevista com Luiz Gonzaga (abaixo)



Fonte texto adaptado do original publicado no portal serenata
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...