segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cuidados básicos com seu violão!




Cuidar do seu violão é uma garantia para você ter um instrumento sempre regulado, com ótima projeção sonora e acabamentos conservados. Hoje, o blog SÓ SOM ELETROS, vai dar algumas dicas importantes pra deixar seu instrumento sempre tinindo!

1) 
Local onde você guarda violão: Nunca deixe seu violão guardado de qualquer jeito em casa. Além disso, procure limpá-lo antes de guardá-lo. Se possível compre um apoio para seu instrumento, principalmente, se tocar todos os dias, caso não,  procure deixar o violão com as cordas para baixo em uma superfície plana ou encostado na parede com as cordas para dentro.

2) 
Exposição climática: Jamais deixe seu violão no sol por muito tempo. O excesso de calor tende a empenar a madeira pela dilatação. Se por acaso seu violão pegar chuva é bem provável que comprometa, além da madeira a parte elétrica, porém não o seque no sol.  Ambiente muito ambiente úmido também é ruim, pois compromete a afinação.

3) 
Não derrame nenhum líquido: É muito importante ter consciência das coisas que estão em volta ao seu violão. Muitos músicos gostam de tocar com cerveja, refrigerante e água ao lado e a chance de acontecer um acidente é muito grande. Deixe o local que você toca sempre limpo e nunca deixe derramar nenhum liquido sobre seu instrumento.

4)
Produtos para limpar: Use apenas uma flanela seca para limpar ser violão. Esqueça os produtos multiusos, se precisar usar algo diferente, compre um produto especializado para instrumentos.

5)
Cabos e conectores: Adquira cabos e conectores de qualidade pois eles influenciam diretamente no som do seu instrumento. Além disso, enrole-os com cuidado usando sempre no mesmo sentido do enrolamento vindo de fábrica. Cuidado para não pisar.

6)
Objetos em cima: Seu violão não é nenhum criado mudo, não é? Evite colocar objetos em cima. Além de empenarem o violão, estragam o acabamento e comprometem a sonoridade.

7)
Transporte: Para transportar seu violão use case para viagens longas (avião, ônibus) e capas ou semi-cases para estúdio ou mesmo para deixar em casa. Não deixe seu violão bater em nada, transporte-o com cuidado.

8)
Trocar as cordas: Ao tirar as cordas velhas retire uma por uma e coloque as novas uma de cada vez. As cordas tencionam o violão e este procedimento torna a troca mais sutil à madeira.

9) 
Tipo de corda: Violão de Nylon é SOMENTE para cordas de Nylon e violão de aço SOMENTE com cordas de aço. Todo violão é planejado para um tipo de tensão, estas mudanças além de não potencializar o som do violão, empenam o braço e arrebentam cavalete.

Cuide bem do seu instrumento! Um "grande amigo" que proporciona horas de diversão merece ser bem tratado.

fonte portal serenata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...