sexta-feira, 1 de junho de 2012

Descobertos instrumentos mais antigos do mundo






São flautas feitas de ossos de aves e presas de mamute com datas estimadas entre 42 mil e 43 mil anos. Sua descoberta ocorreu na região de Swabian Jura, Sul do país

Pesquisadores da universidade inglesa Oxford e da alemã Tübingen anunciaram a descoberta dos mais antigos intrumentos musicais da história da humanidade: duas flautas feitas de ossos de ave e presa de mamute.

Os instrumentos foram descobertos na Alemanha, região de Swabian Jura, que circunda o rio Danúbio e também bastante conhecida por outros achados arqueológicos. "Esses resultados são coerentes com uma hipótese feita anos atrás de que o rio Danúbio foi um corredor-chave no movimento de humanos e nas inovações tecnológicas na Europa central entre 40 mil e 45 mil anos atrás", disse o pesquisador Nick Conard ao site Terra. Essa é a mesma época em que o Homo Sapiens, o homem moderno, começou a povoar a Europa.

Antes, o instrumento mais antigo conhecido também era uma flauta encontrada pela mesma equipe na Alemanha. Datava 35 mil anos - inclusive, chegaram a tocá-la (ouça o som produzido por ela aqui).

A descoberta foi publicada no jornal científico Journal of Human Evolution.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...