segunda-feira, 25 de junho de 2012

Algumas curiosidades sobre a gaita


Quando se fala em gaita, muitos instrumentos musicais podem vir à mente, pois o que comumente chamamos de gaita também é o nome atrubuído ao acordeon, também conhecida como sanfona, entre vários outros tipos como a gaita-de-fole, a gaita escocesa e várias outras.

Mas nos referimos específicamente ao instrumento chamado de Harmônica, que é um instrumento de sopro simples, e é muito usada no blues, rock and roll, jazz e música clássica.  Gaitas podem ser cromáticas ou diatônicas, e dependendo do tipo de apresentação em que fizer parte, pode ter seu som amplificado eletronicamente.

Sua origem vem de um antigo instrumento chinês chamado Sheng, criado há mais de 5.000 anos, que é considerado um órgão de boca com palhetas livres.

É um instrumento característico do blues, mas músicos folk como Bob Dylan também fez bom uso dela, criando inclusive um estilo próprio. Mick Jagger, Brian Jones, Steven Tyler, Robert Plant, John Lennon, Eddie Vedder e Neil Young trouxeram eventualmente a gaita para suas apresentações que não eram de blues ou folk, mas de rock. Além disso, Stevie Wonder utilizava a gaita cromática na música pop, enquanto Toots Thielemans e Larry Adler as usavam para tocar jazz.

O brasileiro Edu da Gaita era um exímio músico empunhando a harmônica, e era considerado um tanto excêntrico na sua musicalidade e suas influências. Ouça um trecho de Moto Perpetuo, composta por Niccolò Paganini, executada por Edu da Gaita.

fonte portal serenata
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...