quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Conhecendo os tipos de violão



Para o som do violão ser sempre o mais adequado, não basta apenas saber como executar as notas no instrumento, é preciso também conhecer que tipo de violão se encaixa melhor com o estilo de música que se pretende tocar. Por isso a Só Som Eletros, decidiu explicar um pouco das características que diferenciam um instrumento do outro.

Antes de começar a explicar especificamente sobre o violão, é importante deixar claro a diferença nos tipos de corda que podem ser usadas. O encordoamento de nylon produz um som bem mais suave do que o aço e normalmente é encontrado em violões que possuem o braço mais largo. O de aço, por sua vez, tem um som mais agressivo e é encontrado em violões com o braço mais fino. Lembre-se de que trocar a corda de um violão de nylon por aço (e vice-e-versa) não é indicado, pois cada violão é feito para um tipo específico de corda.

O modelo de violões folk, possui um corpo maior do que o comum e é levemente "acinturado". A extremidade do seu corpo é achatada e por ter uma caixa maior seu timbre é encorpado, valorizando os graves. Normalmente é usado para músicas sertanejas, country, gravações em estúdios e folk music (que inclusive leva o nome do violão).

Os violões jumbo são bem grandes e se assemelham muito aos violões clássicos, porém pode-se reconhecê-lo facilmente pela parte do corpo que é oposta à junção do braço e mais larga. O jumbo não é usado em um estilo musical específico, pois faz parte de qualquer apresentação em que seja necessária a sonoridade mais acústica.

O cutway (ou cutaway) na verdade é uma referência ao recorte na parte inferior do violão, que possibilita ao instrumentista chegar com mais facilidade às notas agudas que ficam próximas ao corpo do violão, principalmente durante a execução de um solo. O cutway é usado em violões elétricos e pode ser encontrado em violões de aço e nylon.

Há também os violões de 12 cordas, que tem sonoridade inconfundível, pois as cordas são agrupadas em duas. A afinação deste violão pode variar, mas normalmente seguem a seguinte sequência: as primeiras são afinadas como o violão normal e as outras afinadas uma oitava acima, com exceção da primeira e segunda corda que continuam sendo a Mi e a Si. Usando esta afinação, o violão de 12, pode ser tocado normalmente, sem a necessidade de alterar os acordes.

Se quiser entender um pouco mais e ouvir o timbre de cada instrumento, a Só Som Eletros possuem diferentes tipos de violão que você pode conhecer fazendo-nos uma visita.

fonte texto adaptado do original publicado no portal serenata
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...