quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dicas de cuidados com as cordas de aço

As cordas de guitarra e violão, além de indispensáveis, possuem prazo certo de validade. O suor, sujeira das mãos e a umidade do ar contribuem, e muito, para o desgaste do encordoamento. Tudo isso acontece justamente porque as cordas são de aço, ou seja, elas enferrujam e oxidam.

Geralmente ao se tocar, seja no violão ou guitarra, quando desgastadas, o músico percebe um som estranho e isso pode ser confundido com problema na estrutura do instrumento. Para evitar esse tipo de equívoco, que o som saia ruim na hora daquela apresentação ou que o encordoamento arrebente e prejudique os trastes, damos algumas dicas de como previnir esses incidentes.

 Limpe o encordoamento com pano seco e limpo. Não se esqueça de limpar a parte debaixo das cordas também, pois é lá que grande parte da sujeira se acumula;

 Dentro do case ou bag onde você guarda seu instrumento, coloque aqueles pacotinhos de Silica Gel, eles são anti-umidade e vão impedir a oxidação das cordas;

 Para limpar os trastes e cordas, use produtos de confiança específicos para instrumentos, esses produtos limpam, lubrificam e tem ação anticorrosiva.

Há quem diga que você tem que esperar um ano para se realizar a troca. Isso depende muito de pessoa para pessoa e quantas vezes ela toca o instrumento. Para facilitar este cálculo, segue uma tabelinha bem prática:
 Fonte Blog da Michael
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...